• A crença nos demônios existem desde a mais remota antiguidade. Os demônios tiveram, em todas as épocas, um grande papel nas diversas culturas; ainda que na opinião geral, não tenha grande importância é temida em várias  crenças religiosas.Mesmo com o avanço intelectual do homem vamos encontrar muitas pessoas que temem o diabo.Esquecendo inclusive do poder de Deus. Acreditam  num poder extra-humano, numa força do mal . Durante muito tempo o   homem só compreendeu senão o bem e o mal físico.  Porém o  sentimento do bem moral e do mal moral marcou um progresso na inteligência humana.
A luta incessante entre o bem e o mal, sempre preocupou o ser humano, que temendo que  a vitória fosse do mal, com isso parece que  concluiu-se pela existência de dois poderes no governo do mundo. O homem por medo passou a não ter confiança total na essência do Ser Supremo.   Não tinha condições de   compreender que o mal  é  momentâneo, do qual podemos nos afastar e sermos conduzido a felicidade. O temor não lhe permitiam ver nada além do vida presente, nem adiante, nem atrás.
deus-e-o-diabo2
 Entendendo apenas que a criatura tem  atribuições especiais para o bem e para o mal,  isto é, para os vícios e para as virtudes, e que para uma ou outra, teria um representante,  Deus ou o demônio . Os cristãos e os muçulmanos herdaram dos hebreus os anjos e os demônios. Se a essência de Deus continua a ser ainda um mistério para a nossa inteligência, vamos confiar mais do  que nunca nos  ensinamentos do Cristo.
O Espiritismo nos ensina que os demônios são os homens maus que viveram aqui na terra, e que após sucessivas reencarnações um dia se tornarão bons Espíritos. Não há necessidade de temê-los, basta  seguir os ensinamento de Jesus:  ¨ Orai e Vigiai¨ Crer em Deus nosso Pai,  que  é único, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas suas perfeições.
Muita Paz