O  homem é composto da matéria do perispírito e do Espírito. Para que haja vida humana é necessário que estes três princípios estejam em harmonia. O corpo não vive sem o espírito e Perispírito. Mas o perispírito e o espirito vivem sem o corpo material. Para que exista o ser humano é necessário a união dos três princípios.Doenças do corpo e da alma

 Enfim,  se não houver esta união  não tem  um Espírito encarnado. Para estarmos encarnados precisamos da presença dos três princípios, eles  devem reagir um sobre o outro, resultando  a saúde ou a doença. Se houver harmonia entre eles a saúde será perfeita. Se houver desarmonia  aparece a doença. Quando a doença  procede do corpo, sem atingir a alma, os medicamentos materiais empregados bastarão para restabelecer a harmonia geral.

Se a perturbação vem do espírito, se é uma modificação do fluido vital , será necessária uma medicação adequada e passes ajudarão no equilíbrio,  para combatê-la, será necessário um tratamento  um tratamento espiritual. Se, enfim,  como é o caso mais geral, e, podemos mesmo dizer, o caso que se apresenta exclusivamente,  se a doença procede do corpo, do perispírito e do espírito, será preciso tratamento material e espiritual.

 Os médicos  cuidam do corpo e o curam; mas não  curam a doença da alma? Porque sendo o espírito um princípio superior à matéria , poderá tornar-se a causa da enfermidade. Os órgãos materiais que se acham em relação com o espírito serão igualmente atingidos na sua vitalidade. Cuidando do corpo, destrói o  efeito; mas, residindo a causa no espírito, a doença voltará novamente, quando cessarem os cuidados.  Se, enfim, a doença proceder do espírito e do corpo, postos sob sua dependência, serão atingidos em suas funções. Neste caso cuidar da matéria e do Espírito.

A doença normalmente,  primeiro instala-se na alma,  para depois atingir o corpo. Para acontecer a cura cuida-se do corpo  juntamente com a  alma.

Muita Paz