imagens-imagens-espiritas-587229Cristão e Judeus  comemoram a Páscoa mais ou menos na mesma época.  Este ano coincidiu na mesma semana, Com significados diferentes  mas os Cristãos e Judeus celebram a Páscoa dentro da sua fé.  Os judeus celebram a páscoa lembrando a liberdade do povo hebreu que finalmente ficaram livres da escravidão no Egito em busca da Terra Prometida sendo liderados por Moisés.

E os Cristãos comemoram a páscoa, lembrando  a crucificação e morte de Jesus Cristo e logo ao terceiro dia a vitória da sua ressurreição. Na noite em que foi preso, Cristo estava justamente festejando  – a Páscoa judaica – no que os cristãos chamam de a última ceia.

Na festa judia  as refeições são chamadas de¨ seder ¨são  comemoradas com pratos típicos, bolinhos de peixe, pão ázimo com farinha  sem fermento, que são preparados  nas vésperas das comemorações que duram sete dias.  Para os judeus a palavra páscoa significa passagem, que simboliza a passagem do povo hebreu que viveu uma escravidão prolongada para a liberdade, podendo assim iniciar uma nova vida

Para os católicos,  o fato de Jesus Cristo ser morto e depois ressuscitar   explica  como surgiu a comemoração da Páscoa Cristã.  “Para os católicos, tem um sentido milagroso, pois a passagem de Jesus pela morte durou apenas três dias.

Os católicos iniciam o período da semana santa após o carnaval, que é chamada de quaresma terminando com a última semana que se inicia com o domingo de ramos e terminando  no domingo de páscoa.  Nas igrejas católicas a semana santa é comemorada com rituais religiosos e seus adeptos com  festas familiares. No domingo a comemoração tradicional  é a distribuição de ovos de chocolates  para simbolizar a vida.

O ponto culminante é a Vigília Pascal, na noite de sábado para domingo, quando se revive a ressurreição. “Os ovos de chocolate, que simbolizam uma nova vida, surgiram também para ajudar as crianças a entender o significado da ressurreição”..

A celebração da missa no domingo, acontece  a cerimônia do lava-pés, que lembra o gesto de humildade de Cristo, lavando os pés de seus 12 discípulos também na noite da Páscoa judaica. Na Sexta-feira Santa não se organizam missas na Igreja Católica.

Para o Espiritismo não há comemorações da Páscoa, Mas respeitamos a fé dos nossos irmãos de outras religiões. Jesus Cristo, nosso irmão maior esteve e estará sempre entre nós, pois Jesus continua vivo mesmo após a morte do seu corpo. Embora sejamos Cristãos não participamos das comemorações. Pois a finalidade principal do Espitritismo é conhecer, entender e vivenciar os ensinamentos de Jesus Cristo.

Muita Paz

Anúncios