Muitos perguntam qual a utilidade de Jesus ter ensinado por parábolas se o povo não entendia? Na realidade Jesus ensinou por parábolas os ensinamentos mais profundos, pois seria necessário uma reflexão para melhor entendimento.

 

Mas o ensino básico que é o amor, o perdão, a paciência, a caridade e outros como condição expressa para a salvação, foi perfeitamente claro, explicito e sem ambiguidade. Quem estava um pouco mais elevado espiritualmente como era o caso dos seus apóstolos conseguia entender os ensinamentos através das parábolas.

Por isso Jesus disse; ¨Aquele que já têm, será dado mais ainda ¨ Apesar de seus apóstolos serem mais evoluidos,  receberam  seus ensinamentos de maneiras diversas, dando origem a várias interpretações. O Espiritismo veio para ajudar a decifrar  uma multidão de pontos obscuros.

A espiritualidade superior procede em suas instruções  com uma admirável prudência.   E os ensinamentos começaram a ser dados aos poucos à medida que o  desenvolvimento da humanidade crescia. Se fosse dado de uma so vez,  seria acessível somente a um pequeno número. Ainda nos será revelado muitas coisas que no momento não temos condições de entender .

Tudo tem seu tempo certo, uma ideia deve amadurecer  e se propagar antes de aparecer outra, até que tenhamos condições de entender e  aceitar novas verdade.

Muita Paz