Hoje comomora-se o dia das mães em muitos países. Muitos reclamam pois achamque é uma data puramente comercial pois se vêem forçados a presentear suas mães.  Mas neste dia podemos realmente lembrar das mães mulheres que carregaram seus filhos no ventre, acompanharam seu crescimento e mesmo depois que se tornam adultos ainda  conseguem tirar o sono de sua mãe.

Mães que não carregaram seus filhos no ventre mas que carregam nos seus corações. As mães adotivas, as mães tias, avós, madrinhas e a muitos homens que na falta da mãe dos seus filhos transformam-se em PÃE!  Ralmente o dia das mães é bastante explorado pelo comércio isso realmente é verdade. Mas muitos filhos só lembram de suas mães neste dia!

O dia das mães é comemorado em muitos paises,  em datas fixas ou variáveis como é aqui no Brasil. Desde a Grécia antiga existe a comemoração da mãe dos Deuses. Nos Estados Unidos houve uma sugestão para esse evento em 1872, mas não foi fixado.  Foi oficializada em 1914 pelo presidente da época.

No inicio do século XX uma jovem perdeu a mãe e entrou em profunda depressão e suas amigas resolveram perpetuar  a memória da mãe de Annie, fazendo uma festa.  Annie quis que essa festa fosse dedicada a todas as mães vivas e mortas e repetiram a festa durante  alguns anos,  alastrando-se por todo os Estados Unidos, sendo oficializada para o dia 09 de maio.

Nos Evangelhos de Marcos, Lucas, e Mateus, vamos encontrar essa passagem que foi recebida po Moisés quando este recebeu os dez mandamentos.  ¨Honrai vosso Pai e vossa mãe ¨ esse ensinamento foi ratificado por Jesus Cristo quando esteve aqui entre nós. Jesus repetiu esse ensinamento quando falou da piedade filial, que é um sentimento inspirado no amor e na gratidão.

Hoje a lei do homem algumas vezes obriga o filho a alimentar a mãe ou o pai velho, sem recursos que não tem como se alimentar. Muitos filhos alegam que não gostam de seus pais alegando que eles não foram bons pais ou mães. Realmente  isso muitas vezes  acontece, mas precisamos entender que esses pais fracassaram na sua missão e que  isto não cabe aos filhos julgarem!

Podemos até não amá-los, mas temos a obrigação de ampará-los, eles talvez não nos deram amor, mas nos deram a vida, precisamos entender que não tivemos esse pai ou essa mãe por acaso, pois o acaso não existe!  Deus ensinou através de Moisés e Jesus Cristo ratificou ¨Honrai teu Pai e tua mãe¨ Ele NÃO disse: Acolhei os vosso pai e vossa mãe SE eles foram bons. Aceitamos os nossos pais na nossa programação e eles também nos aceitaram. Se eles falharam não precisamos fazer igual.

Se nossa mãe ainda for viva e tivermos alguma mágoa, vamos nos reconcialiar perdoando aquela que nos criou. Se já partiu oremos por ela, pois nossas orações chegarão até  ela,  e com certeza ela  receberá a graça do nosso pderdão.  Meus irmãos Jesus nos ensinou que ¨O amor cobre uma m ultidão de pecados ¨

Muita paz

Advertisements