Deus nos concedeu o direito de escolher a maneira de vivermos, isto é,  nos presenteou com o livre arbítrio. Nas perguntas 843 e 850, está bem claro este assunto com  as respostas dadas a  Allan Kardec, sobre a liberdade do homem. ¨ Pois quem tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o livre arbitrio, o homem seria igual a uma máquina.

Deus é justo e tudo leva em conta. Deixa-nos a responsabilidade de usarmos o nosso esforço, para  vencermos os obstáculos da vida. Portando temos a liberdade de fazer as nossas  escolhas. Podemos escolher os nossos amigos e também os nossos ídolos. Durante as várias fases de nossa vida elegemos vários idolos, de acordo com o nosso desenvolvimento moral.

Evidente que vai depender do nosso entendimento. A nossa programação foi feita, porém podemos usar a nossa vontade.  Simplesmente vai depender de nós. ¨Orai e Vigiai¨ e teremos a oportunidade  de sermos orientados por nossos protetores.  A busca constante pela verdade, a certeza que Jesus nosso irmão Maior, está sempre ao nosso lado. Abrirão os nossos olhos para encontrarmos os nossos ídolos.

Muita Paz