Criogenia é a técnica de manter cadáveres congelados durante anos, para que um dia quando a ciência encontrar a cura da doença que levaram este ser à morte, possam ressuscitá-los. Isso já acontece com embriões que ficam congelados e que podem ter boas chances  de sobreviver.

¨Criogenia ¨ A esperança de perpetuar a vida

Algumas pesquisas foram feitas com alguns animais hamsters, alguns cérebro de gatos, alguns babuinos  e cães, que foram congelados e voltaram a ser reanimados. Isso por pouco tempo.  O cão ficou congelado apenas 15 minutos. Porém nenhum animal sobreviveu ficar congelado  à temperatura do nitrogênio liquido, isto é, 160 graus negativos , que é o ideal para ressuscitar animais e seres humanos.

Existem poucas empresas que oferecem esse tipo de serviço, que guardam cerca de 200  corpos congelados e mais de 1000  inscritos, além de um número considerado de animais para experiência, a esperança é que por volta de 2040, tenham resultados positivos.   

Porém há uma questão importante. O que farão para preservar a memória? Eles não sabem exatamente onde se localiza  a memória do ser humano. Pois ¨ a inteligência é um atributo essencial do Espírito ¨ e a memória também, como explica a questão  24 de ¨O Livro dos Espíritos ¨ e nas questões 369 e 370.

O livre exercício das faculdades da alma está subordinado ao desenvolvimento dos orgãos?    Resposta:  ¨Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma, manisfetação  que se acha subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição dos orgãos, como a exelência de um trabalho  o está à ferramenta própria  à sua execução ¨.

Da influência dos órgãos  se pode inferir a existência de uma relação entre o desenvolvimento do cérebro e o das faculdades morais e intelectuais?  Resposta:  ¨Não confundais o efeito com a causa. O Espírito  dispõe sempre das faculdades que lhes são próprias. Ora, não são os órgãos que dão as faculdades, e sim impulsionam  o desenvolvimento dos órgãos. ¨

Daí Kardec, com maestria de sempre, comenta com  bom senso e lógica: ¨Encarnado, traz o Espírito certas predisposições e, se se admitir que a cada uma corresponda no cérebro um órgão, o desenvolvimento  desses órgãos será efeito e não causa (….) .

Muita Paz 

Revista RIE – agosto 2011

Anúncios