A solidão é contrária as leis da natureza?  Encontramos essa pergunta  em ¨ O Livro dos Espíritos ¨ pergunta 767,  e  a resposta é a seguinte. Sim, o homem procura a sociedade por instinto, e deve concorrer para o progresso, ajudando-se mutuamente.

A vida social está na natureza, Deus deu ao homem todas as faculdades necessárias para que o mesmo possa  viver em grupo. No isolamento o homem embrutece e se debilita.  A palavra solidão é definida na lingua portuguesa como o estado de quem está só, ou que evita a convivência com outros seres, que foge da sociedade.

Porém não podemos analisar as criaturas friamente pois cada caso é um caso. Solidão é muito mais que viver só, essa condição pode influenciar  a saúde física e espiritual. As causas que levam os seres a viverem na solidão são inúmeras, incluindo as decepções afetivas, timidez, rejeição, e a  baixa autoestima.

Mas nem sempre  a solidão é o resultado do distanciamento físico de outras pessoas. Muitos sentem-se extremamente sós  mesmo cercados  por familiares e companheiros de trabalho. ¨Sentem  uma sensação de vazio, que bloqueia  a integração com outros seres.

 O auxílio torna-se  necessário para enfrentar essa situação. É importante buscar tratamento  material e espiritual, para que o ser possa encontrar o equilibrio e a vontade de viver.

Muita Paz