A reforma protestante aconteceu em 31 de outubro de 1517.  Completando portanto 493 anos. Mas antes de entrarmos neste assunto vamos falar um pouco sobre a época que Jesus esteve encarnado entre nós. Nessa época a humanidade já tinha vários conhecimentos de ordem espiritual,  atraves das revelações dos profetas, dos missionários que formavam as escolas de sabedoria.

Hinduismo, Budismo. judaismo. Depois de Cristo surgiram o islamismo, Cristianismo . Mas na verdade o cristianismo primitivo, aquele que continha a essência do ensinamento de Jesus não passou de 200 anos. Depois disso aconteceram várias mudanças e por fim o cristianismo oficial, afastou-se dos conceitos primitivos.

Nascendo o catolicismo romano. E por vários séculos, marchou o novo cristianismo entre intolerâncias e abusos. No final da idade média a Providencia Divina, cria  movimentos que começam a renovar o pensamento religioso, vários missionários foram enviados ao nosso  planeta,  para dar inicio a essa renovação.

No século XV  apareceram grandes vultos, entre eles  Calvino e Lutero. Culminando com a reforma  de  1517. Os seguidores da reforma passaram a ser chamados de protestantes, pois   no caso se opunham  ao catolicismo romano.

Rejeitaram a autoridade do Papa, a missa, a confissão, o culto aos  santos.  Apenas  aceitavan os ensinamentos  da biblia. E as igrejas protestantes que começaram na Europa, se multiplicaram dando origens a várias seitas dentro do protestantismo.

Metodistas, Presbeterianos, Batistas, Assembléia de Deus, Adventista do sétimo dia, Congregação Cristã,   e muitas outras, com várias denominações, hoje temos no mundo cerca de 2000 templos, com várias denominações. O Espiritismo não faz nenhum juizo de valores sobre nenhuma religião. Respeitamos todos os cultos, pois sabemos que  a única religião que Jesus deixou foi o amor ao próximo.

Muita Paz

Advertisements