Segundo a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, Deus criou todos os Espíritos simples e  ignorantes, os Espíritos recém criados  não tem sentimentos, nem livre arbítrio têm apenas instinto. Pois os sentimentos surgem  a partir do conhecimento  e a experiência do ser.

Escada de Jacó - Evolução Espiritual

 

Começa o desenvolvimento do Espírito com as suas necessidades básicas, seus  desejos, com as  buscas pela sua sobrevivência,  que aos poucos vão se manifestando.  Novos pensamentos vão  nascendo, com isso também  os sentimentos de ódio, o amor, vingança.

Na realidade os sentimentos dos seres humanos são expressados diferente uns dos outros,  por exemplo:  O sentimento de amor expressado por uma pessoa, não é igual ao sentimento do outro. O mesmo ser pode exteriorzar um sentimento elevado, como manifestação de ódio e orgulho.

Há seres que amam, mais a demontração desse amor os torna agressivos, magoados, depressivos, o tempo do espírito pode ser medido  pela maneira que demonstra os seus sentimentos. A medida que o espírito evolui, estando encarnado ou desencarnado seus sentimentos são também renovados, aprendendo  a amar e  a perdoar. Ninguém consegue modificar seus sentimentos sem entendimento.

É mais fácil ao espírito encarnado tentar modificar os seus sentimentos, pois o corpo físico é como um pára-raios de força espírituais, que drena de forma eficiente as energias deletérias que aprisionam o espírito. Os excessos são evitados através do esforço do ser, buscando o equilibrio.

Quando o ser vive alimentado pela vaidade,pelo  egoísmo, e outras imperfeições.  não consegue entender o valor do amor, da família, etc.. não consegue se relacionar de forma equilibrada. O relacionamento  é a base do progresso e através dele descortinamos as nossas virtudes e os nossos fracassos.

Somos a soma dos nossos sentimentos e portanto somos produto  dos relacionamentos humanos. O esforço de aprimoramento de um espírito para tornar-se equilibrado, passa pela compreensão de saber amar os que estão a nossa volta.

Muita Paz 

Euripides Barsanulfo

Anúncios