Antes da codificação já havia registros de psicografias, mas não  podemos negar que provavelmente a psicografia  já acontecesse entre os povos antigo, através  das paredes das cavernas, dos papiros e até quem diga que a primeira psicografia foi recebida por Moisés no Monte Sinai.

 Mas as primeiras psicografias depois da codificação, foram recebidas por pessoas ,  que usavam o lápis, pois era o instrumento usado para escrever.  Mas  até chegar ao uso normal do lápis, isto é, este na mão do médium,  por inspiração dos Espíritos, as pessoas   usaram cestas e pranchetas para auxiliar a psicografia.

Até os nossos dias a psicografia tem sido recebida através  do uso do lápis ou caneta. Hoje começa a aparecer psicografias realizadas através do computador. Será que os espíritos realmente aceitam este avanço? Será que uma máquina não vai atrapalhar este tipo de comunicação?

O Espiritismo é  uma Doutrina Evolucionista, que  aceita o progresso. Platão disse que o mundo sensível,( que é o nosso)  é uma mera cópia do mundo das idéias, ( que seria o mundo espiritual). Se fazemos uso dos computadores é porque primeiro foram planejados no mundo espiritual e depois criado no mundo material.

Então é possível o recebimento de mensagens através dos computadores, o importante não é o lápis a caneta ou o computador mais a sintonia entre o Espírito comunicante  e o receptor.  No livro ¨ Nosso lar¨ percebemos o avanço da tecnologia no mundo espiritual, quando Chico Xavier recebeu a comunicação através da psicografia do Espírito André Luiz,  isso em 1943.

Deus permite o desenvolvimento intelectual, as grandes invenções para que possam ser usadas para o progreso do mundo, a tecnologia pode  ser usada como instrumento da  evangelização, da  divulgação da Doutrina Espírita e em tudo que seja levado o amor.

Muita Paz

Advertisements