Reencarnar significa um espírito desencarnado voltar à carne, isto é, voltar a nascer. A reencarnação admite um aspecto evolutivo para seres possuídores de inteligência e livre arbítrio, portanto acontece  entre os homens. Metempsicose é uma palavra grega  mas  teve sua origem no Antigo Egito.

Pitágoras trouxe do Egito as idéias da metempsicose, que seria a transmigração das almas de um corpo para outro, sem necessariamente pertencerem à mesma espécie. Algumas culturas acreditam que almas humanas animará diversos corpos, qualquer tipo de animais, podendo ser insetos ou vegetais.

Outras culturas aceitam a metempsicose como um castigo para o homem, aquele que foi mau, poderá reencarnar num corpo de um animal como castigo. Para o Espiritismo a reencarnação acontece para a evolução do Espírito em uma ordem crescente para a evolução do ser humano.

Na visão reencarnacionista, não existe a  possibilidade de retroagir pois a cada nova vida o Espírito adquire novos conhecimentos. Sendo assim os renascimentos ocorrem dentro de uma mesma espécie, seria um fator impulsionador na evolução de cada uma.

Em ¨O Livro dos Espíritos ¨pergunta 612 é feita pergunta:  O Espírito que animou o corpo de um homem poderia encarnar-se em um animal? – Isso seria retrogradar, e o espírito não retrograda. O rio não remonta à nascente.

A metempsicose seria verdadeira se por ela se entendesse a progressão da alma de um estado inferior para um superior, realizando os desenvolvimentos  que transformariam sua natureza: mas é falsa , no sentido da transmigração  direta do animal para o homem e vice-versa(…) Continuação da resposta na pergunta 613 em ¨O Livro dos Espíritos¨.

Quanto as relações misteriosas existentes entre os homens e os animais, isso ainda não temos condições de entender, ainda não é a hora certa para novos conhecimentos.

Muita Paz 

Advertisements