É importante buscarmos o equilibrio nas relações com os nossos familiares. Devemos realmente trabalhar para mantermos a paz entre esses nossos irmãos. As leis que dão origem a esse núcleo, tem como finalidade   despertar o amor através da reconciliação. 

Nas obras espíritas encontramos  diversos motivos para despertarmos a fraternidade no nosso grupo familiar. Em primeiro lugar precisamos nos observar, será que  nos nossos desentendimentos familiares,  não somos nós os impacientes? Normalmente conseguimos  perceber os defeitos nas pessoas que nos cercam, e muitas vezes não conseguimos perceber em nós mesmo.

Não percebemos quando vivemos de mau humor, quando exigimos que todos façam apenas aquilo que queremos. É importante percebermos os nossos defeitos, para que possamos  facilitatar o dialogo com a nossa família, tentando criar um clima de simpatia, procurando esquecer as mágoas passadas. Se  algum parente que errou conosco. Entendamos que também erramos muitas vezes.

A convivência com a  família é feita de pequenos momentos, queremos que respeitem o nosso espaço, então precisamos também respeitar o espaços dos familiares. Uma dificuldade que normalmente  temos,  é aceitar as diferenças, e claro que em um grupo familiar há muitas diferenças.

¨Família ¨

No livro ¨O Evangelho Segundo o Espiritismo ¨em cada capítulo vamos encontrar ensinamentos que se colocarmos   em prática, com certeza conseguiremos despertar e manter a paz, dando a todos o direito da sua individualidade.

A prática do Culto no Evangelho no Lar, também é um importante instrumento que temos para aprendermos a desenvolver o  respeito mútuo  dentro do lar. Frequentemente o Espírito renasce no mesmo meio  em que já viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito.

Com esse entendimento, permanecendo em constante vigilância, recorrendo sempre a oração diária. Poderemos equilibrar a harmonia do nosso lar e cumprir o ensinamento que o nosso Mestre nos deu, quando nos ensinou:  ¨Reconcilia-te com teu adversário enquanto estais a caminho lado a lado¨  

Muita Paz