A lei do trabalho é uma das leis morais da vida. O trabalho é lei da natureza e, portanto, é intrinseco ao homem trabalhar para desenvolver seu potencial intelectual e moral e promover o progresso  da sociedade. ¨O Livro dos Espíritos ¨ e  ¨ O Evangelho Segundo o Espiritismo ¨referem-se a importãncia do trabalho na nossa vida.

 Certa ocasião Jesus Cristo ressaltou para que as pessoas trabalhassem para o alimento  do seu corpo,  mas que trabalhassem  também pelo alimento da sua  alma. Precisamos do trabalho material para nossa sobrevivência e das pessoas que dependem de nós.  Mas se temos horas livres, não as desperdicemos, trabalhemos pela nossa evolução espiritual, ajudando a quem de nós precisa.

Em João Capítulo 5 Vv 17< Jesus respondeu aqueles que o perseguiam  porque havia curado um paralítico no sábado. Pois o sabádo era destinado ao descanso e ninguém podia trabalhar. Então Jesus lembrou a necessidade de estarmos ocupados com um trabalho dignificante dizendo: ¨Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho¨

Nos feriados principalmente naqueles prolongados, queremos descansar, viajar para repor as nossas energias, temos esse direito, mas muitos sentem-se desanimados, reclamam das dificuldades da vida, pois não conseguem preecher aqueles dias vazios.

É importante não ficarmos ociosos, procuremos uma ocupação, um trabalho útil. Allan Kardec também reconhecendo a importãncia do trabalho, perguntou aos espíritos se o trabalho é necessário. Os espíritos responderam: ¨O trabalho é lei da natureza, por isso mesmo é uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades¨ Portanto o trabalho é parte da vida do ser humano, que  para progredir precisa do esforço próprio.

Kardec ainda pergunta à espiritualidade : Por trabalho só devem ser entendidas as ocupações materiais? Resposta: – Não, o Espírito trabalha , assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho. Por isso devemos dedicar algumas horas do nosso lazer, do nosso descanso à caridade, aos nossos irmãos que precisam de uma palavra de consolo, um pouco da nossa ajuda. Evidente que sem prejudicarmos o nosso descanso e sem faltar com   a nossa família.

Quando falamos em trabalho voluntário, não existe uma ocupação específica, muitas pessoas trabalham a semana toda em um tipo de ocupação, e nos fins de semana exercem a mesma profissão como um trabalho voluntário. Outras exercem o trabalho voluntário completamente diferente daquilo que fazem durante a semana. Cada um tem o seu dom, dá o que tem de melhor de si mesmo. É o coração que escolhe.

Médicos, que voluntariamente são palhaços, para fazer rir uma criança

 

O trabalho é tão importante que  remunerado ou voluntário, ocupa a nossa mente ociosa  é terapia preventiva contra o desânimo a depressão, nos renova,  materialmente  e intelectualmente e  tudo que fizermos em benefício do próximo é trabalho. Descansemos quando necessário, pois nosso corpo também exige a recuperação  das força.  Evitemos o não fazer nada, procuremos a leitura, o esporte,   o aconchego familiar. E se trabalhamos muito na vida,  e hoje temos o nosso sustento garantido, saiba que para Deus. o tabalho voluntário é tão importante quanto o trabalho remunerado. Jesus estará sempre iluminando os nossos caminhos  com a luz do seu Evangelho.

Muita paz 

 

Advertisements