No  dicionário da lingua portuguesa vamos encontrar a definição da palavra preguiça como: aversão ao trabalho, negligência, moleza, vadiagem. A Doutrina Espírtita nos aassevera que a preguiça causa sérias implicações na vida do homem, sendo é um dos maiores empecilhos ao progresso moral e espiritual.

¨A preguiça ¨

 

A preguiça é uma¨ doença da alma¨ é sócia do desânimo, dessa infeliz sociedade, aos poucos o indivíduo estará envolvido em sérios problemas obsessivos. Na literatura espírita encontramos vários alertas contra essa doença. E o conselho principal ainda é o ¨Orai e Vigiai¨ ensinamento do nosso Mestre Jesus.

A espiritualidade superior afirma  que o trabalho é uma lei natural, não permitindo que  a preguiça ser considerada como algo natural e espontâneo an vida  de várias criaturas.  Na pergunta 647 em ¨O Livro dos Espíritos ¨vamos encontrar a seguinte pergunta: A necessidade do trabalho é lei da natureza? – ¨O trabalho é lei da natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos¨.

Diante dos esclarecimento que a Doutrina Espírita nos presta, precisamos de atenção para não sermos vítimas  dessa doença.  Só através do exercício do  trabalho constante e disciplinado , e na busca do nosso crescimento, poderemos  enfrentar os obstáculos,  e  vencer a preguiça.

Não somos perfeitos, mas isso não pode servir de desculpas, para não trabalharmos contra os nossos defeitos nos acomodando. Portanto enfrentemos com ânimo com fé, as nossa dificulades.  Não esquecendo que nas horas mais diféceis da nossa vida Jesus cristo estará sempre ao nosso lado. 

Muita Paz

Anúncios