Na pergunta 208 de ¨O Livro dos Espíritos ¨Kardec perguntou a espiritualidade: Nenhuma influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho, depois  do nascimento deste?

Resposta: Ao contrário, exercem grande influencia , os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Os Espíritos dos pais têm a missão de desenvolver seus filhos  pela educação. Constitui-lhe  isso uma tarefa. Serão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.

Muitos pais acreditam que educar seus filhos, é aceitar tudo que eles fazem e querem, mesmo quando contrariam os principios básicos, em relação ao próximo. Essa é uma forma cômoda de educar, não entra em choque com os filhos e nem se aborrece.

Estão perdendo o oportunidade de corrigir os filhos, de ofertar a educação correta, dizendo ¨nâo ¨ na hora necessária. Nenhuma criança ou jovem gosta de ser contrariado, Mas dizer ¨não ¨ a um filho quando necessário, é o momento que começa o processo educativo.

¨ Eduque Conversando¨

Permitir que o filho faça o que quer, sem limites, só para não vê-lo aborrecido, deseduca, e incentiva o filho a desvalorizar o que tem, perdendo a noção do valor das coisas. A vida é uma escola, viemos aqui para aprender e para ensinar, principalmente aos nossos filhos.

Usando o equilibrio e o bom senso, os pais estruturados, transmitem responsabilidades aos filhos, entregando-lhes as rédeas de suas próprias vidas. è importante perceber que os Espíritos quando encarnados, têm uma tendência para a acomodação.

E esquecem que esses filhos trazem as tendências de vidas passadas, e que cabe aos atuais pais, lapidarem essa preciosa jóia que Deus entregou-lhes, para o seu adiantamento espiritual.

Aprender a dizer ¨não ¨quando entendermos que é o melhor para eles, ou para que eles não venham a prejudicar o próximo é fundamental.  Deus  nos ama.  E quantos ¨Não ¨ recebemos  do nosso Pai.

O ¨não ¨na hora sensata impede os filhos de se tornarem desajustados sociais e psicologicos, sem noção de fraternidade e amor ao semelhante.

Muita Paz