Possui na atualidade 515 centros espíritas legalizados  segundo as leis do país. Em 1888, por ocasião do primeiro Congresso Espírita Internacional realizado em Barcelona, Espanha possuia  9 periódicos espíritas e estiveram presentes representantes de cinco Centros Espíritas. Em 1980, quando foi fundada a Federação Espírita de Cuba, já havia 23 centros espíritas.

A sociedade Espiritista tem como objetivo a união de todos os centros espíritas de Cuba, para expandir a divulgação do Espiritismo por meio da palavra , escrita ou falada (…) . Depois de transcorrido mais de trinta e oito anos, começa uma nova era plena de esperanças e propostas de ação em Cuba. No ano de 2001 os movimentos sociopolíticos e religiosos iniciaram uma nova era de abertura e crescimento do País (…).

Entrevista concedida a Revista Internacional de Espiritismo – Abril de 2011, por Manuel de La Cruz, Assessor da Coordenaria do COnselho Espírita Internacional para a área da América Cental e Caribe, e representante internacional  da Sociedade Amor e Caridade Universal e da Sociedade José de Luz, de Havana, Cuba. Desenvolve um trabalho de divulgação por meios de encontros regionais e nacionais, reestruturação e intercâmbiode conhecimentos entre todos os países que a compõe, incluindo México. A revista realizou a entrevista em espanhol, que está traduzida pela Dirigente Espírita Neyde Schneider.

Muita Paz