Personalidade deriva do latim – persona – que significa máscara, ou seja aquilo que queremos parecer para outras pessoas. Na psicologia a personalidade é a organização de vários sistemas, que determina  como o individuo se ajusta ao ambiente que vive. A personalidade vai se construindo do nascimento até a fase adulta, mas essa construção pode sofrer alterações dependendo do meio em que vivemos.

Para um individuo desenvolver sua personalidade,  ele deve ser aceito da forma que é,  pode ser educado, orientado em seus valores, mas é importante ser aceito com a sua maneira de pensar. Jamais ofender um indivíduo na fase  infantil, por ser diferente das demais.  Há   uma característica individual,  que varia para cada ser, e que define a sua personalidade.

A personalidade de um ser humano começa a ser ameaçada, quando as idéias dos que estão a sua volta entram em choque com a sua, podendo gerar conflitos para esse individuo.  Como por exemplo: A pessoa começar a ser tratada como um covarde, quando não  se defende de uma ofensa, e a opinião dos demais, é ele deveria reagir. Desse conflito, poderão nascer frustrações, ansiedades, podendo causar doenças fisicas.

Para o restabelecimento deste ser em desequilibrio, um  psicológico, poderia  indicar várias atividades que ajudariam  ao seu restabelecimento.  Além do tratamento material outra forma de ajuda seria a participação em alguma religião, obras beneficentes, são também maneiras de descarregar as tensões.

Ora se as coisas desse mundo fossem encaradas da maneira,  como  o espiritismo vê,  o homem entenderia mais facilmente todo  sofrimento que o cerca,  e não se sentiria tão confuso,  tendo  mais facilidade em procurar ajuda material e espiritual,  para vencer as dificuldades encontradas nesta reencarnação.

Muita Paz

Anúncios