Darás ao faminto não apenas o alimento para matar-lhe a fome, mas a palavra fraterna. Não darás ao companheiro abandonado apenas  as roupas que te sobra, mas o teu sorriso amigo. Não julgueis teu irmão, quando não conseguires entender o que sentem, negando a tua compreensão. Não critiques quem erra, alarmando-se   diante da ignorãncia humana.  

Faça a caridade pelo prazer de ajudar ao teu semelhante, não para agradar a Deus, ou para que sejas apontado como um homem bom. Caridade sem amor, é socorro repulsivo, de quem pretende enganar a si mesmo. Analisemos a passagem  que está em Mateus, Capítulo  XXV  Vv. 31 a 46: ( uma alegoria que expressa tudo que o pai Eterno espera de nós.

 

Fora Da Caridade Não Há alvação

Mas quando vier o Filho do homem , na sua majestade, e todos os anjos com ele, então se assentará sobre o trono de sua majestade; e serão todas as gentes congregadas diante dele, e separará uns dos outros,  como o pastor que aparta os cabritos das ovelhas; e assim porá as ovelhas à direita, e os cabritos à esquerda; então dirá o rei aos que hão de estar á sua direita; vinde, benditos de meu Pai, possui o reino que vos está preparado desde o principio do mundo; porque tive fome, e deste-me de comer; tive sede, e deste-me de beber; era hóspede e recolheste-me; estava  nu e cobriste-me; estava enfermo e visitaste-me; estava no cárcere e vieste ver-me;

Então lhes responderão os justos, dizendo: Senhor, quando é que nós te vimos faminto e te demos de comer; ou sequioso, e te demos de beber? E quando te vimos hóspede, e te recolhemos; ou nu e te vestimos? ou quando te vimos enfermo, ou no cárcere, e te fomos ver? E responendo o rei, lhes dirá; Na verdade vos digo, que quantas vezes vós fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim é que fizestes. E aos que estiverem a esquerda , dirá que nada disso eles o fizeram , e eles  também lhe perguntarão quando isto aconteceu, pois não passaram por essa situação. Então ele lhes responderá dizendo: Na verdade vos digo que quantas vezes o deixaste de fazer a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o deixaste de fazer.

Muita Paz