O atendimento fraterno vem ganhado espaço nas Casas Espíritas. E esse trabalho tem um grande valor para as pessoas que buscam um consolo imediato aos seus sofrimento. Mas não basta apenas conversar com as pessoas, as Casas Espíritas preocupam-se com o tipo de atendimento. Sem dúvida o mais importante é a vontade de ajudar a quem sofre naquele momento, mas se faz necessário que esses atendentes fraternos, tenham conhecimento suficiente da Doutrina  para melhor desempenhar sua função.

Atendimento Fraterno

Pois naquele momento  quem está atendendo,  está falando pela Doutrina Espírita, e não pode diagnosticar o que está acontecendo a esse irmão sofredor. Nem todos que vão buscar esse apoio estão vitimados apenas por algum obsessor, ele pode estar sendo vítima de transtornos psiquiátricos, de  problemas familiares, e angustiado busca socorro na casa espírita.

E o atendente precisa estar alerta, para não conduzir o atendimento simplesmente para o plano obsessivo. Na verdade  não podemos afirmar que esse irmão,  tem problemas psiquiátricos ou obsessivos.

¨Allan Kardec esclareceu  que a obsessão muito prolongada pode ocasionar perturbações mentais, e é importante o tratamento médico aliado ao tratamento espiritual¨.  Trabalhadores da Casa, preparados e equilibrados, são auxiliados por Espíritos Superiores no atendimento. O importante é saber ouvir, para perceber algum sinal naquele irmão que sofre. A função do atendente, não é  dignosticar,  se é ansiedade, depressão ou sindrome do Pãnico. A  função é ouvir criando um ambiente de empatia, pois em qualquer um dos casos quem está aflito¨ pode¨ estar acompanhado de algum irmão desencarnado que o está fazendo sofre.

  O conhecimento da Doutrina Espíria,   a empatia, e o bom senso, e a proteção dos Espíritos,  permitirá o atendente  avaliar se deve sugerir ao atendido,   uma assistência médica.   Explicando que o tratamento médico aliado ao  espiritual,  através  de fluidoterapias  e frequencia à casa espírita para ouvir palestras,  ajudará muito  no seu tratamento.

Muita paz