Todos nós temos a nossa própria personalidade,  que é forjada  pela alma ao longo de várias existências, desde sua origem , quando foi criada  por Deus simples e ignorante.  Desde então a tarefa é evoluir e chegar ao Pai. Para vencermos as nossas dificuldades, Deus nos deixou os ensinamentos do nosso Mestre Amado, e uma dos ensinamentos para atingirmos a nossa evolução é o combate ao egoísmo, pois esse defeito nos amarra aos atrativos e aos sentimentos inferiores.

Em ¨O Livro dos Espíritos¨ Allan Kardec aborda esse assunto na pergunta 917, quando pergunta à espiritualidade:

Qual é o meio de se destruir o egoismo?

– De todas as imperfeições humanas, uma das  mais difíceis, é o egoísmo, porque ela se prende a influência da matéria, da qual o homem  ainda  está  muito ligado.  Ainda  não conseguiu  libertar-se.  O Espiritismo  bem compreendido, faz ver as coisas do alto. A personalidade egoísta,  desaparece de alguma forma, quando procuramos  vencer as dificuldades que encontramos nesse mundo de Provas e Expiações.

EURIPEDES BARSANULFO

 Euripedes Barsanulfo no livro ¨Mensagem do Além túmulo ¨ Explica que uma das chaves para  para solucionar o problema da personalidade desviada do bem, esta na humildade, trabalhando para eliminar o orgulho e o egoísmo.

A personalidade não é defeito, Ela  torna-se um problema,   mediante as deslculpas que damos para os nossos erros.  Como não somos anjos, tentamos justificar muitos dos nossos atos, atribuindo à nossa personalidade. Isso explica as diferentes personalidades  e os diferentes seres encontrados na terra, segundo o grau já conquistado pelo espírito encarnado, sendo essa desigualdade necessária  para desenvolvermos a nossa personalidade, voltando-nos para o  caminho bem e do progresso espiritual.

Muita Paz                                                                                                   RIE