A preparação de Allan kardec, foi sem dúvida fundamental para a Doutrina Espírita. A pedagogia de Pestalozzi, o interesse pelo Magnetismo Animal  criado por Mesmer, influenciaram o pensamento do Codificador, e foram ciências precursoras  no surgimento do Espiritismo.

Kardec diria anos depois da codificação,  que ¨O homem não aceita nada às cegas, mas quer ver para onde o conduzem, saber o porque e como de cada coisa¨.

Em 1823, iniciou-se na ciência do Magnetismo Animal. Seu mestre foi Jules Denis, Barão Du Potet. Ele tinha um dom natural para o magnetismo. Diagnosticava facilmente as doenças, praticou e ensinou o magnetismo.

O Magnetismo Animal foi descoberto pelo  cientista, médico e filósofo Franz Anton Mesmer. Depois de minuciosa pesquisa, ele obteve curas extraordinárias, principalmente nos casos considerados incuráveis pela medicina oficial.

 

 

Destaca-se que o magnetismo é fruto  de descobertas científicas, pois a medicina naquela época seguiam receitas medievais, aplicavam sangrias, vomitórios, e outros. Mesmer provocou uma revolução na medicina, os médicos tradicionais ficaram apavorados com essa mudança radical, por isso Mesmer sofreu perseguições, calúnias e difamações. Uma conspiração abafou o tratamento do Magnetismo Animal.

Du Potet baseado na teoria de Mesmer . conceituou o Fluido Magnético: ¨É um fluido mais sutil que a própria luz¨Atravessa os corpos densos que a luz não penetra. A alma se reveste desse fluido e o torna seu ambiente. Ela recebe, e ao mesmo tempo a exterioriza,  suas impressões através desse ambiente que a envolve. Nada chega a alma sem que fluido ao seu redor seja afetado. Esse fluido animal derivado do Fluido Universal, explica todos os fenômenos provocados pelo pensamento¨

o Codificador ainda afirmaria que o aparecimento do Espiritismo havia sido preparado um século antes  por vários pesqisadores como Swendenborg, Puységur e Mesmer  que deu a conhecer a força fluidica. Todos levantaram uma ponta do véu  da vida espiritual. O Espiritismo apenas teve que completar o que havia esboçado.Revelou  Kardec na Revista Espírita, de setembro de 1865.

Logo os Cientistas Materialistas , abandonarão sua descrença. Neste dia, prevalecerá a evidência  indiscutível do Espírito Imortal. E a união defiitiva  da Ciência, Filosofia e Religião.

Muita Paz   

 

Advertisements