Jesus Cristo proferiu quatro sermões: Sermão da Montanha, Sermão Profético, Sermão do Cenáculo, Sermão dos Oito ¨Ais ¨

O Sermão da Montanha, também chamado das Bem-aventuranças. Que foi proferido nas colinas Kurun Hattin, ao sudoeste do lago de Genezaré,  foi a primeira mensagem dirigida ao povo, trazendo os fundamentos do Cristianismo que serviria de orientação a todos que o aceitassem. Afirmou Jesus ¨O Reino de Deus não é deste mundo¨. E logo em seguida falou sobre as  Bem-Aventuranças, nas quais o Mestre proclama felizes : os pobres, puros, mansos, pacificadores, perseguidos etc..

O Sermão da Montanha

 

Depois nos convida a ¨Sermos perfeitos como o Pai Celestial¨ Jesus nesse sermão pede para buscarmos na nossa consciência o que temos de melhor, esquecendo um pouco a nossa materialidade. Suas palavras são consideradas  ¨o sal da Terra ¨ e que devem ser espalhadas e não escondidas.

O Sermão Profético  no Monte das Oliveiras, Jesus ainda trabalha com a incompreensão do homem  diante das mensagens da  vida que ele veio trazer e ele preocupado ainda com o futuro do homem fala da sua mensagem de amor ao próximo. ¨Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo¨ Alerta a todos que ¨Não ficará pedra sobre pedra , que não seja derrubada¨parecia anunciar  não só a ruína de Jerusalem,   mas também  as instituições falidas de ontem e hoje. Nos alerta sobre os falsos profetas, que usando dos seus ensinamentos exploraria o homem sem fé, fala sobre a parábola da Fiqueira Seca, da parábola  das Dez Virgens,  e  dos Dez Talentos, mostranto que deveríamos estar atentos ao que nos rodeia.

O Sermão do Cenáculo foi feito  onde Jesus fez sua última ceia. Depois de repartir o pão  simbolo da doutrina e o vinho como essência da vida , de ter lavado os pés dos apóstolos como simbolo de humildade. Fez o seu discurso  com palavras de conforto, esperança e resignação. ¨Não se turbe o vosso coração;credes em Deus . Crede, também em mim; na casa do meu Pai há muitas moradas¨

O Sermão dos Oito ¨Ais¨ Esse sermão foi mais uma advertência aos Escribas e aos Fariseus que estavam sentados na cadeira de Moisés, e  não exemplicavam o que ensinamvam. e proferiu os oito ¨Ais ¨

Sendo o mais importante : ¨Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! pois que limpais o exterior do corpo e do prato, mas por dentro  estais cheios de rapina e iniquidade¨ ( Mt. 23:25) diz Jesus nesse discurso  que se assemelhavam  a sepulcros caiados, formosos por fora, mas, dentro,  cheios de ossos de mortos e imundices.

Temos o Espiritismo  essa doutrina consoladora, que nos ajuda a entender os ensinamentos do nosso Mestre Jesus, que veio em época propícia, dar cumprimento as promessas de Cristo .

Muita Paz

RIE _ Janeiro de 2008

2-

About these ads